Missões

A IGREJA E MISSÕES:

O QUE É MISSÕES?

Existe hoje uma confusão generalizada no meio dos cristãos, a respeito do que é missão. Assim como antigamente, hoje tudo se convencionou chamar de missão. Ora se tudo é missão, nada é missão, diz Stephen Neill.

Tentar definir missão não é tarefa fácil. É claro que houve uma evolução natural do termo ao ponto de “missão” incluir tudo, porém sem se identificar com esse todo. Pôr exemplo missão não é sinônimo de evangelismo, pois se tudo que a Igreja fizer for chamado de evangelismo, então nada é realmente evangelismo.

No dizer de John Stott, “missão” significa atividade divina que emerge da própria natureza de Deus”. Foi o Deus vivo quem enviou a seu filho Jesus Cristo ao mundo, que enviou pôr sua vez os apóstolos e a Igreja. Enviou também o seu Espírito Santo à Igreja e hoje envia aos nossos corações.

Daí surge à missão da Igreja como resultado da própria missão de Deus, devendo aquela ser modelada pôr esta. Para que todos nós entendamos a natureza da missão da Igreja, precisamos entender a natureza da missão do Filho. Não podemos pensar em missão como um dos aspectos do ser Igreja, um departamento, mas como afirma o Dr. J. Andrew Kirk, “a Igreja é missionária pôr natureza ao ponto de que, se ela deixa de ser missionária, ela não tem simplesmente falhado em uma de suas tarefas, ela deixa de ser Igreja.”

Para nós entretanto, não nos resta outra opção a não ser entender a missão a luz do ministério de Jesus. O que implica em dizer que missão é ser enviado; “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio a vós” (João 20:21). Primeiramente ao mundo. Johannes Blauw, em a Natureza Missionária da Igreja, diz que “Não há outra Igreja, que não a Igreja enviada ao mundo”. Fomos enviados para que nos identifiquemos com outras pessoas, pois de fato o que Jesus fez foi se identificar conosco assumindo nossos pecados, experimentando nossa fraqueza, sendo tentado e morrendo a nossa morte. Somos enviados pôr Cristo para encarnar as necessidades das pessoas, necessidades espirituais e materiais num mundo cada vez mais hostil.

Em segundo lugar, se compreendermos a missão de Jesus corretamente, vamos descobrir que ele veio ao mundo também com a missão de servir. Charles Van Engen ao citar Dietrich Bonhoeffer diz, “a Igreja existe para a humanidade no sentido de ser o corpo espiritual de Cristo e – a semelhança de Jesus – é enviada como serva”. Marcos 10:45 diz que “o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. A nossa missão como a dele deve ser uma missão de serviço.

John Stott disse: “Missão, antes de tudo, significa tudo aquilo que a Igreja é enviada ao mundo para fazer.” Sendo que na sua caminhada ela deve mostrar a vocação da sua missão que é ser enviada ao mundo para ser Sal da terra e enviada ao mundo para que lhe sirva de Luz do mundo.

A palavra “missão” vem do latim mito, que significa “enviar”. No novo testamento, aparece o termo grego “apostello” , com o mesmo significado da palavra latina.
Quem primeiro se preocupou em “enviar” foi o próprio Deus. Em Jo 3.16 está escrito “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Através deste versículo, ficamos sabendo da preocupação de Deus para com a humanidade decaída e distanciada, razão pela qual, enviou Jesus ao mundo.
A Missão de Jesus ao mundo, foi salvar o homem perdido (Lc 19.10), João 3.16 diz que Deus deu Jesus ao mundo. O verbo “dar” neste texto, não é simplesmente alguém estender a mão e oferecer alguma coisa a outro, mas sim, oferecer uma dádiva valiosa para alguém que não merece, sem impor ou receber nada em troca, oi exatamente o que Deus fez, ofereceu o seu filho amado para resgatar o homem da perdição.
Para que fazer Missões? Rm 10.14
Onde fazer Missões? At 1.8
Como fazer Missões? Lc 24.49
Certamente você já leu o texto da conversão do Eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha da Etiópia, país localizado na África.
1 – Filipe era um homem guiado pelo Espírito Santo de Deus.
2 – Filipe não se deixava levar por preconceitos ou tradições humanas.
3 – Filipe conhecia a Bíblia.
4 – Filipe não deixou de anunciar a Cristo (At.8.35)
5 – Filipe tinha um alvo definido: conduzir almas a Cristo.
Ao longo da história da Igreja, Deus tem chamado homens e mulheres para fazerem missões. Gunnar Vingren e Daniel Berg, foram chamados por Deus e enviados a fazerem missões em terra brasileira, o resultado é que a todo instante, dezenas e dezenas de vidas se entregam a Jesus, e confessam como único e suficiente salvador.

DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL
Leiamos, Jo. 6.1-15, “… e grande multidão o seguia e Jesus, levantando os olhos e vendo que uma multidão vinha ter com Ele , disse a Filipe: Onde compraremos pão , para estes comerem ?”.

Eles não tinham dinheiro, nem onde comprar pão para alimentar a multidão. Estavam diante de um tremendo desafio. Isso é Missões.
Alimentar as multidões famintas em lugares desertos da terra é um desafio que foge da lógica humana. É necessário olhar além e ver os campos brancos para a ceifa , e sair com cinco pães e dois peixes, mas ter o coração cheio de fé e do Espírito Santo.
Veja o mundo em que vivemos. Observe a extensão do trabalho que nos espera.

PANORAMA MUNDIAL:
População Mundial: 6.8 bilhões de pessoas aproximadamente. (a população aumenta cerca de 1 bilhão de pessoas a cada 10 anos).
Área do Mundo: 148.574.000 Km², 29,1% da superfície total do planeta.
Nações e seus territórios: 194
Línguas e dialetos: em torno de 6.000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *